Quando ainda estava no Brasil dando entrada na documentação do visto, me preocupou o fato do meu passaporte ainda estar com o nome de solteira, apesar da agência dizer que não ia ter problemas já que a data de validade ainda estava longe. Ainda assim, liguei pra Polícia Federal, expliquei a situação e perguntei em quanto tempo eu teria meu passaporte novo.... 30 dias! E não dava pra esperar esse tempo todo... Então, deixei pra renovar daqui da Austrália.

Ainda está longe de expirar, mas eu preciso ter meu passaporte atualizado... Pesquisando, descobri que aqui você também pode dar entrada no processo pelos correios, e que existem duas jurisdições. Se você está em New South Wales, Queensland ou Northern Territory, a embaixada de onde você tem que dar entrada é a de Sydney. Já se você estiver em ACT, South Australia, Tasmania, Victoria ou Western Austrália, a embaixada é a de Canberra.

Como eu estou em Western Australia, procurei a embaixada em Canberra. Dando uma breve olhada nos dois sites [se você clicar em Sydney ou Canberra acima, você será direcionado para os respectivos sites], vi que o processo é meio diferente, então vou relatar aqui como foi o MEU caso, tá?

Já está bem explicadinho no site, mas o que fiz foi:
1. Preencher formulário no site deles [você coloca dados pessoais, por isso esteja com toda documentação em mãos] e preencher o "recibo de entrega do requerimento". Nesse recibo você tem que colar sua foto, colocar seu número de celular e assinar.
2. Tirar a certidão de quitação eleitoral e imprimir [o link também está no site]
3. Tirar foto [tirei no Post Office - correios - e foi $16.95, 6 fotos, mas você só precisa de uma]
4. Juntar os documentos [passaporte, RG ou CNH e certidão de casamento, por causa da mudança de nome]. No caso dos homens, é necessário do documento militar. [o original tem que ser enviado]. 
6. Ir no Post Office, pagar a taxa consular [$216 para maiores de 18 anos] através do Post Money Order, preencher os envelopes e enviar. Você tem que comprar dois envelopes registrados. Vai um envelope dentro do envelope onde estão seus documentos. Esse envelope de dentro tem que ser pré-pago e auto-endereçado, porque é por ele que a embaixada vai enviar seus documentos antigos e seu passaporte novo.

Não esqueça de:
1. Saber exatamente o valor da taxa consular, porque é você quem tem que dizer pra atendente do correio.
2. Colocar o recibo do Post Money Order dentro do envelope
3. Levar o endereço da embaixada pra poder preencher no envelope [da primeira vez que fui tentei entrar no site da embaixada pelo celular e não consegui]
4. De preencher seu nome no destinatário do envelope pré-pago [aquele que vai dentro do envelope principal]
5. De pegar o número de rastreamento do envelope que vai dentro.

Pronto! Eu enviei no dia 21 de junho e chegou dia 10 de julho. Eu não estava em casa, então o carteiro deixou um recadinho na minha caixa de correio [ele coloca até a hora a partir da qual você poderá pegar no Post Office]. Fui lá pegar, mas como não tinha nenhum documento meu com nome de casada, não sabia como eu ia pegar esse documento e comprovar minha identidade... Passei um tempo conversando com a atendente do Post Office, expliquei que todos os meus documentos estavam dentro do envelope. Como percebi que ela estava o tempo inteiro indo falar com a gerente, acabei perguntando se eles não poderiam abrir e ver os documentos. Então a gerente veio e pediu pra eu abrir na frente delas. Comprovada a identidade, assinei e enfim peguei meu passaporte! Sugiro que levem alguns tipos de documento quando forem pegar os passaportes. Lá ela me pediu Drive License [não vale a do Brasil], statement do Banco... Só que tudo meu estava no nome de solteira e eu não poderia comprovar... No meu caso, eu deveria ter tirado uma cópia autenticada da minha certidão de casamento... Enfim, consegui!

Próximo passo: mudar os dados no meu visto [nome e número do passaporte]. Falei com minha agência de intercâmbio, mandei uma cópia do meu passaporte, eles preencheram o formulário 929 e me enviaram por e-mail pra eu assinar. Eu imprimi na biblioteca, assinei, escaneei [na biblio também], reenviei pra eles, e eles enviaram para embaixada. E tudo certo! =)

Comentários

  1. Informações mais do que importante! Muitíssimo obrigado e que Deus abençoe vocês. <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário