De casa nova! [Parte 2 - alugando com proprietário x alugando com imobiliária]

Fonte da foto

Nós tivemos uma boa experiência em alugar direito com o proprietário. Já fiz dois posts contando um pouquinho como foi [ESSE e ESSE], mas hoje vou colocar aqui algumas diferenças que percebemos entre os dois. 

Lembrando que essa foi a nossa experiência, podendo variar de proprietério pra proprietário ou de imobiliária pra imobiliária.

1. Site de busca
Com proprietário: Gumtree
Com imobiliária: Reiwa e Realestate

*É mais fácil achar imóvel mobiliado [na marioria apartamentos] quando se aluga direto com o proprietário. 

2. Contato inicial e visitação [inspection]
Nós falamos com a proprietária do nosso primeiro apartamento sempre por mensagens de texto ou e-mail, inclusive pra marcar algum horário. Falamos com ela pela manhã e a tarde fomos fazer a inspection. 

Algumas imobiliárias pedem que você entre no site deles e agendem a inspection, onde geralmente vão ter outras pessoas lá também olhando o imóvel.  Já fomos também em imóveis onde estava morando gente, então o dia a a hora da visita já estava explícita no site, outros te ligam pra marcar. Com a corretora da casa que estamos morando, marcamos por e-mail. 

*Foi bem mais rápido marcar a inspection com a proprietária do que com os corretores.

3. Documentação requerida
Com proprietário: Foram pedidas as cópias do passaporte, o balanço da nossa conta bancária [daqui e do Brasil] e um formulário preenchido [basicamente com dados pessoais]. 

Com a imobiliária: Foram pedidos os mesmos documentos. A diferença foi que não precisaram do nosso extrato bancário do Brasil, preenchemos mais dados no formulário, inclusive endereço anterior [com dados de quem você alugou], referências pessoais, empregador e salário.


4. Resposta da aplicação e assinatura do contrato
Com proprietário: No nosso caso, recebemos a resposta no mesmo dia, que foi num sábado e nos mudamos na segunda. Marcamos um horário com ela, que nos entregou as chaves e nos deu o contrato pra assinar [recebemos uma cópia por e-mail]. O bond + 2 semanas de aluguel pagamos na segunda-feira também.

Com a imobiliária: Recebemos a resposta em dois dias, que foi também quando pagamos o bond + 2 semanas de aluguel. Depois disso, marcamos um dia pra ir no escritório da imobiliária assinar os contratos e tirar as dúvidas. Tivemos que ir buscar as chaves lá também, no dia que começaria a entrar em vigor o nosso aluguel.

*O nosso primeiro bond foi direto pra conta da proprietária, que foi nos devolvido integralmente no dia que entregamos o apartamento. Já o segundo [com a imobiliária], depositamos primeiramente na conta da imobiliária, mas depois chegou um e-mail do Governo da Austráia pra mim e pra Adriano, onde a gente teria que colocar uns dados e confirmar o valor depositado. Isso garante a devolução no fim do contrato [caso esteja tudo ok, ou com as devidas 'penalidades'].

5. Contas
Com proprietário: Isso varia muito de imóvel pra imóvel. No nosso caso, as contas de água e gás já estavam inclusas. Em relação à conta de energia, a proprietária fez com a gente nosso cadastro na Synergy, com o data de início do período. No término, entramos no site pra desativar. Por fora, colocamos a internet.

Com a imobiliária: Uma pessoa da imobiliária me ligou perguntando se eu teria alguma conta pra transferir de uma casa pra outra. No caso, só tínhamos a de energia e internet. Mas ele só fez ligar a energia na casa nova. Nós tivemos que desativar a energia do apartamento, assim como a internet. E no caso da internet, a gente que teve que fazer a mudança de endereço, pelo telefone. Aqui vamos começar a pagar gás e água, que não pagávamos no apartamento. Um dos dois é no nosso nome [não lembro qual] e o outro é no nome da proprietária e a imobiliária manda pra gente a fatura [invoice].


6. Cuidados com o imóvel e devolução do bond
Com proprietário: Já escrevi aqui e no post anterior que recebemos o bond integralmente na nossa conta, no dia que entregamos o apartamento. Pegamos proprietários bem legais, que não ficaram no nosso pé em relação à nada, inclusive a fechadura da porta do banheiro que não estava funcionando direito quando nos mudamos, sem querer acabamos quebrando... Mostramos pra ela, que não fez questão alguma. Mas logo que fomos morar lá, bem no comecinho, tiramos fotos de tudo, por precaução. Cuidamos muito bem do apartamento e inclusive fomos elogiados pela limpeza que fizemos antes de entregá-lo,

Com a imobiliária: Como ainda não passamos por isso, não tenho como falar por enquanto. Mas, a imobiliária te dá um CD com fotos e um 'check-list' com todos os detalhes do imóvel. Eles pedem pra gente retornar esse check-list em até 7 dias, caso você encontre na casa algo diferente do que está na foto ou no documento. Outro fato interessante é que de tempos em tempos a imobiliária entra em contato pra agendar uma "inspection", pra ver se os inquilinos estão cuidando direitinho do imóvel. Chegou uma listinha por correio das coisas que eles iam olhar, inclusive dentro do forno, da máquina de lava-louças, paredes, carpetes... Então dá pra se programar direitinho! E com a gente, deu tudo certo... =)


Então é isso, aguardem a Parte 3 [Fotos e preços das coisas] dessa série de posts "De casa nova!" =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 meses de Austrália!

Visto de estudante + acompanhante

A renovação no nosso visto

O primeiro camping! The first camping! [2]

O primeiro camping! The first camping! [3]