Update 2 meses de Austrália

Hoje, dia 21, faz dois meses que chegamos em terras australianas... =D E taaanta coisa mudou e aconteceu, que até parece que faz mais...

[apartamento] Quem acompanha o blog sabe que conseguimos nosso apê na primeira semana, mas pra quem não sabe e quem ainda não viu o post, clique AQUI =)

[cursos e empregos] Muita gente me pergunta se a gente já tá trabalhando, como faz pra conseguir emprego, e essas coisas... Mas basicamente os seus primeiros empregos vem a partir dos amigos da escola, sejam brasileiros ou não... E também você só aceita se quiser... Adriano finalizou o White Card semana passada, que é um curso on-line pra trabalhar na Construção Civil. Ele me prometeu um post sobre isso e eu vou cobrar!! 

[inglês e estudos] Quando chegamos aqui, mal conseguíamos formular uma frase inteira... Mas vejo que nesses dois meses, muuuuita coisa mudou. Nossa fala ainda não está "automática" [claro...], mas a gente já consegue lembrar das lições de gramática e formular melhor nossas frases. Tanto pra mim quanto pra Adriano, o "ouvir", ou o "listening" ainda é o mais difícil, mas também o mais fácil de treinar em casa, seja por séries ou YouTube... Ah, e na primeira semana de novembro passamos do "Pré-Intermediário" pra o "Intermediário"!!! E já notamos as coisas ficando mais difíceis... bom sinal! Se você ainda não leu sobre o nosso teste de nível da escola, clique AQUI.

Nosso livro novo =)

Outra coisa legal que fizemos foi a carteirinha da biblioteca [City of Perth Library]. Foi bem simples de fazer... é só levar o passaporte e o comprovante de residência. Tem também um formulário que ou você preenche na hora, ou preenche pelo site, em casa. E a carteirinha sai na hora! =D Outra coisa é que qualquer pessoa pode imprimir lá, tendo ou não carteirinha [$0.20 em preto e branco e $0.50 colorido, por folha]. Na escola também pode imprimir, e de graça, mas tem horários certos pra isso e limite de folhas.

Cartõezinhos da biblioteca =D

[plano de celular e internet] Demoramos um pouco para contratar a internet porquê não sabíamos como fazer. Um amigo que mora aqui nos ajudou, já que a empresa que contratamos [Dodo] não tem loja física e tudo deve ser feito pela internet e pelo telefone, ou seja... Complicado pra quem não entende muito o inglês [ainda mais com sotaque indiano dos atendentes]. Então, sem a ajuda desse amigo, não conseguiríamos... Aqui você compra o seu modem, que chega bem rápido por correio... Mas não vem ninguém instalar, a gente mesmo que instalou seguindo as instruções, e foi bem fãcil.

Sobre o plano de celular [pré-pago], comentei um pouco nesse post AQUI, mas segue minhas impressões... Quando compramos os chips, compramos o de $30, que é o valor mínimo de recarga pra entrar os bônus, dados de internet, sms e ligações internacionais... E dura 28 dias. O ruim é que quando acaba os 28 dias, mesmo que você não tenha usado, você perde tudo, ou seja, não acumula pro mês seguinte... E isso é uma m***** porque a gente não liga pra ninguém aqui... e ter que recarregar $30 só pra usar a internet 4G não faz sentido. Não sei, mas acho que todas as operadoras são assim. O lado bom é que se você tiver na rua bem desesperado(a) por crédito, dá pra entrar no site deles pra recarregar, mesmo sem internet. Você só precisa de um cartão de crédito daqui da Austrália [não vale cartão de crédito internacional, eles não reconhecem... em casa eu consegui recarregar através do PayPal, que você cadastra qualquer cartão de crédito internacional... mas na rua, eu não consegui...]. Depois que colocamos wi-fi em casa, deixamos de recarregar os $30, porque como eu falei, não faz sentido... Só tenho colocado $10, para alguma emergência [lembre que com $10 de recarga, você não tem nenhuma regalia de bônus...]

[o cartão do banco] Falando em cartão... o nosso cartão do banco demorou muito pra chegar... Na primeira semana de Austrália fomos lá levar a documentação e só fomos receber mais de um mês depois... Mas eu acho que eles escreveram o endereço errado. Fomos duas vezes lá avisar que o cartão não tinha chegado, eles enviaram novamente e nada. Então eu entrei no site deles, mudei o endereço [porque quando fomos lá da primeira vez, nós demos o endereço da agência pois ainda estávamos no hotel] e fui novamente no banco. Na semana seguinte nós recebemos em casa. Dá pra sacar e fazer transações sem o cartão, só que pra sacar é mais complicado... Mas uma coisa que só faz com o cartão é compras em débito...

[o cartão SmartRider] Também já falei desse cartão nesse post AQUI. Mas basicamente esse é o cartãozinho para usar os transportes públicos. Nós também demoramos pra fazer porque como a gente mora no Centro e tem ônibus de graça e como a gente só usava trem fim de semana [e pagando o ticket Family Rider - tem explicando isso no post linkado acima], nos acomodamos um pouco pra tirar o SmartRider. Mas é muito simples... basta ir no centro de informação das principais estações [TansPerth InfoCentre] e entregar o papelzinho que a escola dá no primeiro dia de aula [isso no nosso caso, já que o nosso tipo de cartão é o Concession - para saber valores e mais detalhes, caso você venha morar aqui e não seja estudante, visite o site deles clicando AQUI].

[jet lag, sono e fuso-horário] Até que nos acostumamos rápido com o jet lag... No começo era complicado porque acordávamos muito de madrugada. Mas agora o que tá acontecendo é que muita coisa inverteu em relação ao Brasil. Enquanto lá nós dormíamos 9h da noite a acordávamos numa boa entre 5h e 6h da manhã, aqui a gente dorme por volta de meia noite e acorda com muito sufoco 8h da manhã... Fora que a tarde dá um sono incontrolável... Se a gente tiver em casa, é certeza de um cochilo bom por volta das 2h... Eu era daquelas que não fazia nada direito à noite porque tinha sono... aqui é a melhor hora pra mim, quando estou mais disposta. Falando do fuso, acho que é uma das piores coisas daqui... são 11 horas a mais em relação ao Brasil, então quando estamos indo dormir, é a hora que o pessoal mais fala com a gente e, quando acordamos, muitas vezes eles estão indo dormir... Complicado. Mas pra tudo dá-se um jeito =)

[escola à noite ou cheia de brasileiros] Falando em noite e dia... o que mais leio por aí é que escola à noite não presta e que você não aprende quando a sala tá cheia de brasileiros e etc etc etc... Eu não posso falar do curso noturno de outras escolas, mas o da minha escola é muito bom, Inclusive vejo gente que sai da manhã e vai pra noite dizendo que a professora da noite é melhor... Então, é bom buscar informações antes de falar... Outra coisa é que aprender outra língua SÓ depende de você. Se você não estudar em casa, não treinar speaking e listening, você pode passar um ano aqui e voltar pro Brasil com inglês básico. Esse negócio de muito brasileiro também é desculpa... Você fala português se VOCÊ QUISER. Você pode ter mil amigos brasileiros aqui... Se ele falar português com você, você tem a opção de responder em inglês... Claro que tem horas que você não aguenta mais falar inglês, mas não pode botar a culpa na escola... A culpa é sua mesmo!

[comida] Outra coisa que também perguntam bastante é em relação à comida... A comida que a gente faz em casa é muito boa... O supermercado é recheado de opções. Na rua é raro a gente comer e, quando come, geralmente é chinesa [que é completamente diferente da chinesa do Brasil... muito apimentada e diferente mesmo, não sei explicar]. Comida brasileira como bobó de camarão, moqueca e feijoada tem em muitos restaurantes daqui, mas o gosto não é o mesmo [pessoal aqui evita sal]. A coxinha eu ainda não provei, mas já achei pra comprar. E tem mercados que vendem pão de queijo de saquinho, farinha de mandioca, cuscuz... é só dar uma procurada e perguntar pra quem mora aqui há mais tempo. Mas o que sinto falta mesmo é da boa e velha salsicha com molhinho de tomate... salsicha aqui tem gosto de carne e é pra fazer churrasco. Pelo menos ninguém que eu perguntei sabe se vende a nossa salsicha brasileira...

Por enquanto é só... Aos poucos vou atualizando em outros posts... =)
See ya!

Comentários