O transporte público aqui em Perth

Uma das coisas que mais gosto aqui em Perth, é o transporte público... Além do ônibus, aqui também tem o "train" e o "ferry"...  Existem ônibus e "train" gratuitos dentro da FTN [Free Transit Zone] no caso de ônibus e da SFTN [SmartRider Free Transit Zone] no caso do trem. Os ônibus que circulam dentro dessa área "free", são chamados de CAT [Central Area Transit]. Nós já pegamos o CAT daqui do centro da cidade, que tem quatro linhas diferentes, e pegamos o de Freemantle, que tem duas. No daqui, o ônibus para em todas as paradas, mas no de Freemantle não... você tem que apertar no botãozinho pro ônibus parar. Nas estações principais, tem os panfletos com os mapas, itinerários e horários de cada um, e é sempre bom ficar atento aos ônibus que não circulam em fins de semana ou domingo... Um domingo nós fomos pra Joondalup que tem CAT... mas os de lá não funcionam dia de domingo... Sempre tem explicando tudo no encarte. Outra coisa interessante é que todos os transportes são acessíveis e inclusive até as bicicletas podem ser levadas no trem, dependendo do horário, que também tem no encarte. Por enquanto, não vou falar do "ferry", que é um barco de atravessa o rio, porque nunca andamos nele. 

Panfletos das linhas de trem

Planfleto de umas das linhas do Ferry e do ônibus...
E panfletos dos CAT [Freemantle e Perth City]. 

Mapa das quatro linhas dos CAT

o CAT

Os encartes abaixo são de linhas de trem diferentes... Notem que cada uma tem as suas especificidades nas legendas. Tem que ficar sempre atento nisso porque uma vez a gente pegou um trem que não parava na estação que a gente queria... Aí tivemos que descer e pegar outro que parasse lá. Era a mesma linha de trem, mas tem horários que ele para em todas as estações e tem horários que ele não para em todas... Notem também sobre o horários que você não pode entrar com a bicicleta, no canto inferior direito [clique nas fotos para vê-las em tamanho maior].





No caso do ônibus CAT [aquele que você não paga], você não precisa ter o cartão SmartRider para entrar e sair dele. Já no caso dos trens, você precisa dar o "tag on" e o "tag off" mesmo dentro das áreas free, mas nenhum valor será descontado dos créditos do seu cartão. Esse cartão você usa em todos os transportes públicos. Quando você entra nas estações [de trem] ou no ônibus, você passa seu cartãozinho em uma máquina... isso é o "tag on". Quando você chega na estação de destino ou quando sai do ônibus, você faz o mesmo... é o "tag off". Ele então calcula a distância que você percorreu [dependendo das zonas] e desconta os créditos no seu cartão. Se por acaso você esquecer de dar o "tag off", depois de umas horas eles descontam o valor máximo, como se você tivesse ido para o lugar mais distante....

Como nós somos estudantes, temos desconto nas passagens. E geralmente as pessoas preferem usar o SmartRider do que os tickets, que é comprado nas estações [no caso do trem] ou no próprio ônibus. Os valores das passagens dependem da zona de destino, em ambos os casos. Não sei como funciona direito em relação ao ônibus, pois só andamos uma vez nele sem o SmartRider, mas no trem você deve olhar nos encartes qual a zona da estação de destino, ou pode olhar nesse link AQUI. [Se estiver com dúvida em relação â zona, você pode clicar na opção "suburb" que aparece na tela, e então digitar o nome do bairro/estação que pretende ir]. Quando você compra os tickets na estação, você compra sozinho em uma máquina... e tem um momento que a zona terá que ser escolhida, então a máquina vai mostrar o valor que você terá que pagar. Não tente trapacear, porque eles sempre olham o seu ticket no final de cada percurso e já vimos os "policiais" [não sei como é o nome dos "policiais" dessa área de transporte] pedindo os tickets de todo mundo no trem, ou seja... já pensou se a gente tivesse comprado errado?

Quando você compra o ticket de qualquer um dos transportes públicos, no próprio ticket tem o horário que você pode usar [ou voltar] sem ter que pagar outra passagem, lembrando também que se você comprou pra zona 2, não adianta ir pra zona 3 com o mesmo ticket. Essa questão do horário também acontece no SmartRider, e pra saber mais detalhes clique AQUI.

Outra coisa bem interessante é que se você está em um grupo entre 2 e 7 pessoas e quer passear e parar em várias estações de trem, tem um ticket especial para isso, que lhe dá direito a "viagens" ilimitadas durante todo o dia. Toda vez que a gente vai passear no fim de semana, nós compramos esse ticket, que custa $12.40 [você estando em 2 ou 7 pessoas, o valor é o mesmo]. Nos fins de semana e feriado, esse ticket é válido pelo dia inteiro, mas nos outros dias tem algumas restrições, disponíveis nesse LINK.

Esse é o ticket do Family Rider

Esse é um dos terminais da Perth Underground, que fica no centro [na City]

E esse é um dos terminais da estação central de ônibus, a Bus Perth

Ainda tem muita coisa que precisamos aprender sobre o transporte público. Mas, quando for descobrindo mais, vou escrevendo outros posts e colocando os links neste aqui também. ;)

See ya!

Comentários

  1. De todos os blogs que ja li sobre intercambio, o de vcs é o primeiro que me da a cdrteza que ele é possivel!acho isso incrivel, adoro o jeito que vc escreve e os detalhes, me sentiria segura de viajar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Nanda!! Hj em dia é difícil alguém parar pra ler um blog, mas comentários como o seu me dão estímulo pra continuar :) bjs

      Excluir

Postar um comentário