O teste de nível e os Primeiros dias de aula

Nós íamos começar as aulas dia 26/09, numa segunda-feira, mas esse dia é feriado aqui em Perth [Queen's Birthday], então começamos na terça, dia 27. Nos primeiros posts do blog [clique no marcador ESCOLA, para ler esses posts mais antigos] eu falei que eu estudaria pela manhã [daytime] e Adriano à noite [evening]. Mas, mesmo assim, no primeiro dia todos deveriam chegar às 8:30h na escola para a apresentação geral e teste de nível.

[chegando na escola] Assim que chegamos, mostramos a documentação requerida, que geralmente é o passaporte, o visto e o CoE [Confirmation of Enrolment], que é tipo um documento que confirma sua matrícula. Se você for fazer um curso de até 12 semanas, você não vai ter esse CoE, então você leva a "Letter of Order". Nesse documento tem os seus dados, os dados do curso, da escola, o pagamento... enfim, confirma que você pagou a escola. Depois de apresentar esses documentos, a moça da recepção nos deu um fichário com alguns dados sobre a escola, e uns questionários pra responder. Dentro desse fichário também estava o formulário de aplicação para uso do transporte público [pra solicitar o cartão SmartRider] o gabarito das questões do teste, que viria a seguir. Então, depois de responder os questionários, fomos tirar a foto para a carteirinha de estudante, conhecer a escola e ouvir algumas professoras falando sobre os costumes daqui e sobre a escola...

[o teste de nível] Nós já estávamos todos sentados na sala de aula, de dois em dois. A teacher nos mostrou como fazer o teste e o tempo para finalizar. Foi basicamente um teste de gramática e, enquanto fazíamos, ela chamava os dois de cada mesa para fazer o teste de speaking. Bom, eu e Adriano fomos juntos e ela escolheu um tema para nos perguntar. Não foi dos melhores testes, mas também não foi o pior... kkkkkk.... ficamos meio travados, mas conseguimos falar "alguma coisa". Voltamos pra sala e continuamos com o teste de gramática. Ah, esse teste era de múltipla escolha. Tiveram outras mini-palestras enquanto saía o resultado. A teacher chamava de um por um pra entregar o livro e dentro dele estava o seu nível. Adriano ficou no Pre-intermediate B, e eu no Pre-intermediate C. Ficamos muuuuito felizes, pois pensávamos que íamos entrar no Elementary. A escola divide os níveis por:

Elementary
Pre-Intermediate
Intemediate
Upper-Intermediate
Pre-Advanced
Advanced

Nossos livros

Como eu estudaria pela manhã, eu teria apenas 20 min entre a entrega dos livros e o começo das aulas [já era mais de 12h quando acabaram de entregar os livros, e a aula do "daytime" vai até Às 2:30 pm]. Mas eu e Adriano já tínhamos conversado sobre eu mudar meu horário pra noite... Porque quando chegamos aqui, vimos que seria muito difícil cada um estudando em um horário. Além disso, na minha cabeça, trabalhar pelo dia seria mais fácil do que trabalhar pela noite [já que eu não quero trabalhar em bares, por exemplo]. Então troquei, fomos pra casa e voltamos pra escola às 4:40pm. Só que, ao trocar de horário, passei do intermediário C, pro B, inclusive troquei de livro e fiquei com o mesmo que Adriano. Acho que ele também teria ficado no intermediário C caso tivesse feito o curso pela manhã. Nesse caso, o C está mais perto do Intermediário do que o B... Não entendi porque pela manhã tem turma de intermediário C e a noite não tem... mas tudo bem...

[primeiros dias de aula] Chegamos meio "por fora", porque você já entra com o "bonde andando"... todo mundo já se conhece e pegamos a partir da 8ª lição do livro. Na segunda semana já tínhamos teste [é feito todo mês] que pegava assuntos desde o capítulo 5 até o 9, e nós só tínhamos assistido aula do 8º e do 9º. Mas estudamos as outras lições em casa e arrasamos!! \o/
O teste tem 4 etapas: Grammar, Reading, Listening e Writing. O Speaking é avaliado durante a aula. Fomos muito bem... Juntando todas as notas, tanto eu quanto ele ficamos na faixa dos 80%. Na semana seguinte, a teacher chama de um por um pra falar sobre as notas. Bem legal!

[as aulas] Geralmente as aulas são bem legais e dinâmicas... Todo dia é passado homework, que sempre é corrigido no início da aula seguinte. Tem muita conversação na aula e na maioria das vezes as tarefas são feitas em grupos diferentes, então a gente faz trabalho com todas as pessoas da sala. Nas fotos abaixo, foi um dia bem legal... Nós aprendemos sobre como pedir/dar as direções para outra pessoa... Então cada grupo recebia um papel com as direções dos lugares pra ir, nas redondezas da escola.


Adriano, Synara [brasileira] e Nico [colombiano]
Eu, Gucchi [japonesa] e Joy [taiwanesa]
Ganhamos o desafio... e um cheetos! \o/

Tem brasileiros, colombianos, chineses, japoneses, coreanos e até um iraquiano na nossa sala. Então, você é meio que forçado a falar inglês, até porque se a teacher ver alguém falando outra língua que não o inglês...


...além de pagar 50cents, ela ainda reporta pra direção... E seu certificado não vai sair tão legal...

[primeira balada - graças à escola] Às vezes tem joguinhos na aula, valendo um voucher para algum estabelecimento. Nesse dia, era um voucher de $75 pra o Mustang Bar. Nosso grupo era de três pessoas... nós dois e um coreano! Ganhamos o game e o voucher! O coreano não quis ir... então fomos sozinhos... Adriano ficou na cerveja e eu nos drinks! Lá não tinha comida... então né...

O voucher

Na balada =D

Estamos gostando muito da escola... Mesmo tendo muito brasileiro, dizer que não consegue aprender por causa disso é só uma "desculpa"... Tudo depende apenas de você!

Ah, respondam por aqui ou pelo instagram: "Que tipo de assunto vocês queriam ver aqui no blog? O que vocês têm curiosidade de saber sobre a vida aqui em Perth?" =D Aguardo as respostas! Bjs 

Comentários

  1. Eu queroa saber sobre compras. Roupas, comidas...temos a impressao que quando saimos do Brasil tudo é mais barato... é assim ai? E o que mais curioso vcs ja viram em supermercado?
    Amando os posts e sentindo uma vontade maluca de trocar Duvlin pela Australia haha
    See you ����
    Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Que legal!! Vou preparar um post sobre isso! \o/ Aguarde 😁

      Excluir
  2. Boa noite, estou planejando ir para a Austrália com a minha família, esposa e dois filhos, gostei muito do seu blog. Queria perguntar pra vocês o que fez vocês escolherem Perth? Pensaram em outra cidade antes?
    Muito obrigado e sucesso nessa empreitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilberto! Tudo bem? Que bom que estão gostando e que pensam em vir! Independente da cidade que escolherem, vcs vão adorar! Seus filhos então... Nem se fala! Um lugar ótimo pra criar os filhos! No post "decidindo pelo intercâmbio" eu falei rapidamente sobre a escolha da cidade, mas principalmente porque preferimos uma cidade mais tranquila e familiar do que as outras opções que tínhamos. Sem muita badalação, sabe. Aqui tem badalação tbm, claro, principalmente aqui no centro, onde moramos. Mas ainda assim, acha acreditamos que menos que em outras cidades como Sidney, Melbourne ou Brisbane, por exemplo.

      Excluir
  3. Olá!! Adorei!
    Me diz uma coisa... se não tiver nível nenhum em inglês, como faz? :/ É possível fazer desta forma? Pensei em ir investir na escola aí, do que aqui, o que vc indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ou vcs indicam algum online legal? Mais em conta?

      Excluir
    2. Oi! Qual teu nome?
      Ó, é melhor vir sabendo de pelo menos alguma coisa, pra poder desenrolar pelo menos na imigração... Mas se você não souber falar nada de inglês, vc vai fazer o mesmo teste na escola. Só que eles vão perceber que você não sabe e vão te colocar no Elementary, então você começaria do "zero". Eu sempre estudei em casa, por gramáticas ou sites, ou mesmo lendo textos em inglês, mas não lembro o nome... O único que sei e que é bom pra quem é iniciante é o "duolingo" um app que vc baixa pelo celular.

      Excluir
    3. Mas pra mim, se você puder investir em um intercâmbio, com certeza é melhor. A escola aqui não é barata [entre $200-240] por semana [e em dólar], fora matrícula e material e todos os outros gastos [tem um post sobre isso aqui no blog]. Mas as aulas são de segunda a sexta, entre 4 e 5h de aula por dia... então dá pra aprender bastante!

      Excluir
    4. Muuito obrigado pelo retorno! Vou tentar desenrolar aqui alguma coisa rsrsr... vi o Babbel, já ouviu falar? Poxa como é caro o curso! NO caso em média mais de R$ 2.500,00/mês??? Carambaaaa!! Mas com certeza deve valer muito a pena! Meu nome é Antônio, estou sonhando com intercâmbio...

      Excluir
    5. Oi Antônio! Sim, em reais é mais ou menos esse valor. Já ouvi falar do Babbel sim, mas não conheço...

      Excluir
  4. Negoo veii! Vc esqueceu de falar que aprendeu inglês tb jogando tibia tb! Hahahaha que bom que vcs estão bem!!

    ResponderExcluir
  5. Eu queria saber se vocês pensam em imigrar pra ai e se sim, se vcs pensam em postar informações aqui. Só conheço um brasileiro que conseguiu até agora e ele não falou muita coisa do processo. Obrigada por disponibilizar tanta informação legal aqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! [depois coloca teu nome pra gente se comunicar melhor] =)
      Sim, pensamos em imigrar. Acredito que as pessoas não falam muito sobre o processo, pq difere muito de pessoa pra pessoa... Por exemplo, se você tentar pela lista de profissões em demanda, o processo é diferente para cada profissão; se tentar por sponsor tbm... Mas se eu tiver informações mais genéricas eu posso postar assim que eu souber mais sobre o assunto, pois só estamos aqui há menos de 3 meses, e tudo ainda é muito novo.. =) Ou quem sabe também posso procurar links de pessoas mais especializadas que já falaram disso, e posso disponibilizar aqui... See ya!

      Excluir

Postar um comentário