As perguntas que mais ouvimos em 2 meses [com respostas]

Desde que começamos a contar para os amigos e familiares a nossa decisão, algumas perguntas que eles fazem estão sendo tão recorrentes que decidimos compilá-las em um post... Tanto para que as pessoas que não tiveram oportunidade de nos perguntar fiquem sabendo, tanto quanto para quem pensa em viajar se preparar pra respondê-las tbm ;)

 Vamos lá:

1. Vocês são doidos? Como assim? Vão deixar tudo aqui? E o apartamento? E o carro?  E o trabalho? Vão quando?
Geralmente essas perguntas vêm juntas mesmo, porque teve gente que ficou tão sem ação com a notícia que ou perguntou tudo de uma vez ou ficou 1 minuto parada e calada processando a informação... Mas, respondendo as perguntas: Pois é, vamos pra Austrália! Vamos colocar o apartamento para alugar e vender o carro. E vamos deixar o trabalho por um tempo sim...
Sobre a última pergunta, dependendo de quem perguntou, obteve respostas diferentes... Leia esses post AQUI e AQUI pra entender... =)

2. E vão fazer o quê lá? Trabalhar com o quê?
Vamos estudar inglês e trabalhar com o que aparecer...

3. Vão trabalhar com faxina é? Deixar de lado a formação de vocês?
Provavelmente sim, vamos fazer trabalhos braçais no começo, pois ainda chegaremos sem saber inglês direito, e esses trabalhos são os mais fáceis de conseguir. Além disso, não dá pra competir com os nativos ou com pessoas  mais fluentes que a gente num primeiro momento. E nossa profissão vai ficar um pouco de lado por enquanto, mas tudo depende da nossa força de vontade de aprender logo o inglês, de não se acomodar e ir atrás sempre de um trabalho melhor.

4. E vão morar aonde? 
Inicialmente vamos pegar um apartamento por um site que é tipo o "alugue por temporada" por aqui [já falei sobre isso nesse post AQUI], e ficar lá até achar nosso apartamento definitivo, pois o contrato de aluguel desse apartamento não pode ser feito daqui do Brasil, já que todo inquilino tem que fazer uma inspeção antes, além de outras questões mais burocráticas.

5. Vão passar quanto tempo?
Sete meses, podendo renovar depois.

6. Por quê sete meses? Não dá pra ficar logo um ano não?
Porque escolhemos o curso de inglês de 6 meses + 1 mês de férias, no meu caso. Adriano vai como meu dependente, e ele pode estudar 3 meses. Escolhemos esse tempo porque estava dentro do que a gente podia pagar, já que cada mês de permanência na Austrália, é necessário comprovar uma renda [alta, e em dólar], então quanto mais tempo a gente ficar, mais a gente tinha que comprovar ao aplicar o visto.

7. E por quê Adriano vai estudar só 3 meses? 
Porque se eu e ele estudasse os 6 meses, os custos iam ser bem maiores. E pra nós, ficou mais fácil tentar o visto se eu fosse a estudante "principal" e ele o acompanhante [falei sobre isso no post passado]. Para aplicar o visto, o curso já deve estar pago, e essa redução do custo do custo + redução do custo do visto, é bem significativa.

8. Já tiraram o visto?
Já demos entrada, estamos esperando.

9. Se o visto não for aprovado?
Se isso acontecer, os principais valores serão ressarcidos, como o valor do curso [com exceção da taxa de matrícula] e do seguro-saúde. Os valores do visto não serão devolvidos.

10. E como é o curso? O dia inteiro?
O curso que escolhemos dura entre 5h e 6h por dia, de segunda a sexta, pois o estudante "principal" precisa se matricular num curso que seja considerado por eles como "full-time". Eu vou estudar das 8:20h às 14:30h, e Adriano de 16:40h às 21:00h. [Se quiser saber em que escola vamos estudar, clique AQUI].

11. Por quê não escolheram o mesmo horário?
Por vários fatores... primeiro porque corria o risco da gente cair na mesma turma e, consequentemente, falar um com o outro em português. Segundo porque em horários diferentes, sempre um dos dois pode resolver alguma coisa que só possa ser resolvida em determinado horário. E terceiro, porque para o trabalho que Adriano pensa em procurar inicialmente [construção civil], geralmente é requerido no período da manhã.

12. Já compraram as passagens? Quantas horas de viagem?
Ainda não, estamos esperando sair o visto, já que o valor das passagens também não é ressarcido. Já fizemos o orçamento e o que ficou mais em conta sai de Maceió pra São Paulo, de São Paulo pra Dubai e de Dubai pra Perth... Se não me engano o vôo mais longo (São Paulo-Dubai) são 14 horas de viagem.

13. E por quê escolheram a Austrália? Tão longe...
Nas nossas pesquisas, vimos que existem três países onde podemos estudar + trabalhar mais facilmente... Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Dos três, gostamos mais da Austrália, tanto porque o clima é mais ou menos parecido com o nosso, o valor do salário mínimo e as oportunidades de emprego são bem animadoras, além de que as pessoas parecem ser bem receptivas.

14. Vão pra que cidade? Pra Sidney? Lá também é praia né? Faz frio?
Vamos pra Perth, que fica do outro lado da Austrália. Sidney fica do lado leste do país, e Perth do lado oeste, bem distante. Sim, a cidade que escolhemos tem praia. Pelo que pesquisamos, lá tem as estações do ano bem definidas... muito calor no verão e frio [pra gente que é do nordeste, é bem frio] no inverno, chegando a uns 8ºC, 5ºC...

15. Eita, então precisam levar roupa de frio né?
Provavelmente vamos comprar lá, pois vamos na primavera...

16. E por quê escolheram essa cidade tão longe de tudo?
Foi a cidade que a gente mais gostou, justamente por ser meio isolada, parece ser bem tranquila e com muitas opções para fazer ao ar livre.

17. Vocês vão ter carro lá?
Inicialmente não, vamos comprar bicicletas, já que vimos que a cidade é bem servida de ciclovias... Mas pode ser que seja preciso comprar um carro, inclusive alguns são bem baratos lá [os que são um pouco mais antigos].

18. Mas vocês voltam né?
Ainda não sabemos... vamos ver como as coisas vão acontecendo por lá... ;)

E aí, amigos e família... Já fizeram essas perguntas? kkkkkkk 
Pessoal que já foi ou tá indo pra lá... Já repetiram algumas dessas respostas várias vezes?

Tem mais alguma pergunta pra acrescentar? ;D

[escrito por Alana Duarte]

Comentários

  1. Posso copiar e colar essas perguntas e respostas para amigos/familiares/curiosos?hehehehee! me identifiquei demais e é exatamente o que perguntam...e o mais engraçado é que as respostas são bem parecidas!
    Beijios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha!! Menina!! Tanto tempo sem passar por aqui, que só vi seu coment agora :/ #quevergonha!! Ainda bem q vcs já estão aqui hehehe... Bjs

      Excluir

Postar um comentário