Visto de estudante + acompanhante

No primeiro post aqui do blog eu comentei que inicialmente pretendemos ficar por 7 meses na Austrália, eu estudando 6 meses + 1 mês de férias, e Adriano estudando 3 meses + 1 de férias... Isso se deve ao fato de que escolhemos um tipo de visto de estudante [no caso, eu] + acompanhante [ele]. Na primeira agência que fomos, não nos deram essa opção, o que resultou em um orçamento muito alto, já que teríamos que pagar dois cursos de 6 meses mais o processo de visto separadamente. E ainda correndo o risco de um dos dois ter o visto aprovado e o outro não [no visto de estudante + acompanhante isso não acontece... ou vai os dois ou não vai nenhum].


Como a gente sempre pesquisa muito antes de fechar qualquer negócio - seja pela internet, seja fazendo outros orçamentos - descobrimos essa opção, que diminuiria muito os nossos custos [já que a escola é o maior gasto do intercâmbio]. Mas e agora? Como decidir quem vai estudar por mais tempo? Bom... se não fosse tão caro, o ideal seria os dois estudarem pelo mesmo tempo, mas como não dava, procuramos um caminho que, na nossa cabeça, seria "mais fácil"...

Um dos requisitos para aplicar o visto de estudante é escrever uma carta de próprio punho dizendo quais suas intenções ao fazer determinado curso [no meu caso, de inglês]. Como eu já tenho o mestrado e penso em seguir a carreira acadêmica, seria mais fácil pra mim dizer que preciso do inglês para realizar o doutorado [deixando claro que essa carreira será seguida no Brasil], já que todas as universidades brasileiras que eu já pensei em estudar exigem um bom nível de inglês em seus processos seletivos. Então estava decidido: eu iria ser "a estudante".

Como meu acompanhante, Adriano não é obrigado a estudar, mas pode fazer curso de inglês por até 3 meses [12 semanas]. Como ele também precisa do inglês, fechamos o curso dele por esse tempo. Lembrando que tanto o estudante quanto o acompanhante podem trabalhar por 40h quinzenais [ou 20h semanais]. E que nas férias, o trabalho pode ser em tempo integral.

Ah, outra coisa que ficou mais barata nessa opção, é que o valor do visto para acompanhante [no nosso caso, de cônjuge] estipulado pela Embaixada é um pouco menor do que o visto do estudante [não é muito, mas o suficiente para dar uma economizada, principalmente porque o valor é em dólar..].

Falando em visto... essa demora pra sair o nosso tá até dando uma dorzinha de barriga...

[escrito por Alana Duarte]

Comentários

  1. Pessoal, parabéns!!!
    Adorei o conteúdo do Blog de vocês.

    Estarei indo eu e minha namorada para a Austrália também em fevereiro de 2019, vocês sabem informar se para eu aplicar esse tipo de visto preciso ser casado?
    Ou posso ter alguma formalização tipo de cartório de que sou namorado dela?
    Só mais uma pergunta, por favor?

    O acompanhante pode só trabalhar as 20h semanais e não estudar, correto?
    Ele(Eu) poderia deixar pra estudar depois e minha namorada estudaria nesse período.?

    ResponderExcluir

Postar um comentário