Decidimos que era hora de trocar de óculos e fomos numa ótica de um shopping perto de casa num sábado. Essa ótica [fomos na Specsavers] tem várias "promoções", e a que nos interessou foi a da compra de dois óculos, inclusive um podendo ser de sol com grau, pelo preço de um. Demos uma olhadas nas armações e fomos falar com a atendente pra marcar uma consulta. Aqui na Austrália existem "optomestrists" em todas as óticas, e são nesses lugares que a gente deve ir quando notar que estiver precisando de óculos. Conseguimos as consultas pro dia seguinte, ou seja, pro domingo! O que achamos ótimo, principalmente pra Adriano que trabalha todos os dias.

Dei uma breve olhada na ASO [Australian Society of Ophthalmologist] pra saber a diferença entre os oftalmologistas e optomestristas [acho que essa é a tradução pro português]. Assim como no Brasil, oftalmologistas são médicos e passam no mínimo 12 anos estudando [5 anos de faculdade de medicina + 2 anos de "basic medical training", que acredito ser uma "residência" + 5 anos de especialização em oftalmologia]. Já os optometrists, estudam 5 anos em uma universidade de Optometry + 1 ano de experiência pré-registro. Ambos prescrevem óculos ou lentes de contato, mas só os oftalmologistas tratam doenças oculares e fazem cirurgias, por exemplo, além de pesquisas científicas.  Se alguma anormalidade for vista nos exames com o optometrist, ele te encaminha pra um oftalmo.

Achei os exames bem parecidos com os do Brasil. Antes de entrar no consultório, eles pegam seu óculos pra olhar o grau, e você passa por 3 máquinas: uma com uma luzinha verde que tira uma foto dos fundos dos olhos, se não me engano, outra é aquela que a gente vê um balãozinho, e a última tira a pressão do olho por meio de rajadinhas de vento. Depois disso você entra no consultório e o optometrist faz umas perguntas básicas e checa o histórico familiar. Antes de começar a olhar as letrinhas, ele te mostra as fotos dos fundos dos dois olhos e diz se tá normal ou não, te mostrando como seria a foto se houvesse algum problema. De resto, é igualzinho aos exames brasileiros. Ler as letrinhas, ver a nitidez da letra no fundo vermeho e verde... IGUAL!

A prescrição vai direto pra o atendente, a gente escolhe os óculos, as lentes, e pronto. A moça lá não ia me dar as prescrições, mas eu pedi e ela me deu uma xerox. Essas prescrições valem por 2 anos, caso você queira comprar outro óculos dentro desse período e não está sentindo diferença no grau. A prescrição do Brasil também vale se estiver dentro desse período, mas acredito que tenha que estar traduzida. As consultas foram $71 cada. A atendente tentou passar o Bupa pra ver se a gente tinha algum desconto, mas não conseguiu, então pagamos o valor integral mesmo. As minhas lentes foram mais caras que as de Adriano porque meu grau é muito alto e eu tive que comprar lentes melhores e mais finas. Só fiz isso no óculos normal mesmo, porque no de sol eu deixei com as lentes mais simples mesmo!

Compramos os óculos no dia 15 de julho e eles chegaram no dia 24!! Chegaram antes da previsão de 2 semanas que eles deram!! =D

Comentários