[Escrito em 16/02/2018]

Ontem [15/02/2018] foi um dos dias mais felizes da nossa vida aqui na Austrália, e eu precisava vir aqui no blog escrever com mais detalhes [fiz um post bem rapidinho no Instagram também]. =D



Desde que viemos pra cá, procuramos saber quais as nossas chances de ficar aqui pra sempre. Em janeiro de 2017, marcamos uma conversa com um agente de imigração e lembro que nessa época a gente já estava por dentro das coisas e só tiramos mesmo algumas dúvidas com ele, principalmente relacionadas a valores. A minha profissão [arquitetura] está na lista de Skills da Austrália já faz um tempinho, e o primeiro passo que eu teria que conseguir era validar meu diploma. O órgão que valida o diploma de arquitetura é o AACA, e eu praticamente revirei todo o site deles e li bem cuidadosamente o formulário de aplicação. 

A partir de junho do ano passado [2017] foi que eu realmente coloquei as mãos na massa pra conseguir toda a documentação necessária [tem tudo explicado no site do AACA]. Demorei um pouco pra conseguir todas as ementas na Universidade [tanto as de graduação quando as do mestrado] e contei com a ajuda de alguns professores pra agilizarem o processo de assinatura dos coordenadores pra mim. Depois que consegui tudo no Brasil, minha sogra me enviou por correio. 

Enquanto eu esperava e já com os arquivos digitais, contratei um tradutor juramentado [tem que ser do NAATI, um órgão específico daqui da Austrália] e demos início ás traduções, que foi a parte mais cara do processo. Com mais ou menos 1 mês eu estava com tudo traduzido, mas eu fiz mil revisões nas traduções, fiquei em cima mesmo, tirei todas as dúvidas. Afinal, foi muito dinheiro gasto e qualquer coisa errada poderia afetar o resultado, então tive bastante calma de olhar folha por folha e de pedir pro tradutor refazer algumas coisas que estavam incorretas.

Quando os documentos chegaram por correio, era hora de autenticar. Todo dia depois do trabalho eu ia no centro autenticar. Foram muitas semanas fazendo isso. Inclusive tinha dias que eu saía tarde do trabalho e não dava tempo de chegar lá, pois o "cartório" fechava às 3:30pm. Eu só podia autenticar com o juíz de paz ["Justice of Peace"], e eles só fazem 10 autenticações por dia [o serviço é gratuito]. Depois eu descobri que algumas bibliotecas têm esses serviços em determinados dias da semana, e procurei as mais perto de casa que faziam no sábado. Então no sábado eu ia com Adriano em umas 3 ou 4 bibliotecas, e assim conseguimos autenticar bastante documentos.

Tirei essa foto em um desses dias que fui
pro centro autenticar documentos...


Minha sogra me enviou as cópias das originais [em português] das ementas por correio, então as autenticações começaram por elas. Quando o tradutor me enviou as traduções, tive que xerocar tudo, lógico. Eu nem sei o quanto gastei de xerox... E aí depois autentiquei!

Em novembro estava tudo pronto! Eu só gastei um tempinho pra revisar tudo de novo, escrever a Cover Letter, separei tudo bem organizadinho e no dia 02/12/2017 enviamos! Eu usei o serviço de Courier do Officeworks [Mailman] e o envio foi super baratinho. Dia 14/12 eles me enviaram um e-mail pra dizer que tinham recebido, e o recibo do pagamento.

Passamos o mês de dezembro e janeiro tranquilos, já que eles dão um prazo de 12 semanas pra analisar e dar uma resposta. Mas quando chegou fevereiro, ficamos muito ansiosos. Sonhávamos muito [sonho mesmo!], olhávamos a caixa do correio TODOS OS DIAS...



[Escrito em 01/03/2018]

Até que no dia 15 de fevereiro, uma quinta-feira, eu acordei dizendo que tinha sonhado que Adriano chegava em casa com a carta, mas quando eu ia abrir, acabava o sonho. No caminho pro trabalho, tocou uma música na rádio, que toda vez que tocava, me lembrava da época das autenticações dos documentos. Ela NUNCA mais tinha tocado, e eu senti aquilo como um sinal [a música é Dreams - The Cranberries]. Mas enfim, cada um foi trabalhar...

Esse dia foi muuuuuito quente! Muito mesmo! Acabei atrasando no trabalho, perdi o ônibus, andei que só e demorei muito pra chegar em casa. Decidi entrar pela frente [porque geralmente entro pela garagem] e de longe vi que tinha carta lá. Meu coração só faltou sair pela boca. Quando peguei e vi meu nome de casada, sabia que era do AACA. Comecei a me tremer, não sabia se abria ali mesmo ou dentro de casa. Quase não consegui abrir a porta, mas entrei, e comecei a abrir. Tava tão nervosa que fiquei procurando alguma coisa, se tinha sido aprovado ou não, até que  vi o "SUITABLE" escrito lá!  Nossa, foi uma emoção que nem sei descrever... eu ria e chorava ao mesmo tempo! Liguei pra Adriano na hora, umas três vezes, mas ele não atendeu. E ainda bem! Fui tomar um banho, almoçar, me acalmei e pensei em fazer uma surpresa pra quando ele chegasse. Inventei uma mentira pra dizer o motivo da ligação e falei que estava indo pra aula. Mas eu fui no shopping, comprei umas taças de champanhe [a champanhe já tava aqui só esperando o momento certo], umas bolas e umas coisinhas pra surpresa. Fui numa correria danada, porque não sabia a hora que ele ia chegar. Organizei tudo, coloquei a música [aquela que falei ali em cima] pronta no celular e fiquei na rede escondidinha esperando por ele. Acho que esse dia foi o dia que ele chegou em casa mais tarde... e eu na agonia sem poder falar nem pra ele nem pra ninguém. Até que ele mandou mensagem falando que já estava indo pra casa.

Ouvi a porta abrindo, esperei ele chegar na sala e coloquei a música pra tocar... Coitado ficou sem entender nada, pensando que eu tava na escola. Ele ficou olhando pra mesa, me chamou e aí foi só emoção! Choramos, rimos, brindamos, falamos pra todo mundo e fomos num barzinho aqui perto comemorar!! Não demoramos muito porque o dia seguinte era dia de trabalho. Mas comemoramos, do nosso jeito, como podíamos, e foi muito especial!

Agora é seguir em frente com os nossos planos, porque graças a Deus a parte mais difícil já passou!!

Comentários

  1. Que lindoooo....é muita emoção. S em ler passa um filme na minha cabeça. A espera foi grande mas, valeuuu. Muito feliz por vocês e muito orgulhosa também. So gratidão a Deus,"Ele" está no controle de tudo. Agora vamos esperar mais bençãos que "Ele" tem guardo pra vocês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário